O Prodih fez uma visita ao presídio de segurança máxima de Cajazeiras no dia 31 de Março do ano em curso e constatou diversas irregularidades e desrespeito aos direitos humanos. Na ocasião os estagiários juntamente com a coordenação da professora Maria dos Remédios Calado, presenciaram situações desumanas em que os apenados estão cumprindo suas penas de forma cruel e degradante.
Diversas eram as condições que confirmam esse desrespeito aos direitos humanos: celas quentes, de frente para o sol e sem ventilação, falta d'agua, presos sem noção de tempo (haja vista que a entrada de relógios era proibida), celas sem energia elétrica, apenados com alvará de soltura expedido, presos provisórios com mais de um ano em meio de prisão, apenados que poderiam estar em um regime menos rigoroso (tendo em vista que a sua pena já permite progressão de regime ou o regime inicial de cumprimento da pena deveria ser menos rigoroso), dentre outras irregularidades e desrespeito aos direitos humanos básicos.
 |
Chegada ao presídio
estagiários, Advogada e assistente social |
 |
| Entrada no Presídio |
 |
| Rafaela, Tiago e Johnnys aguardando a autorização para a entrada nos pavilhões |
 |
| Área interna do Presídio |
 |
| Área interna do Presídio |
 |
| Professora e advogada Maria dos Remédios Calado faz o primeiro contato com os presos |
 |
| Estagiários tentam ouvir as reclamações dos presos |
 |
| celas da área superior |
 |
| Presos descrevendo seus problemas e suas reinvidicações |
 |
| Interior de uma das celas |
 |
| Conversa com os presos |
 |
| Maria dos Remédios Calado |
 |
| Retorno dos membros do Prodih |
 |
| Retorno dos membros do prodih |
Na próxima semana, dia ainda a ser definido, o PRODIH fará a segunda visita à Penitenciária de Segurança Máxima de Cajazeiras.Estamos agindo em prol de uma uma assistêcia ressocializadora e humanizada.Sabemos que os desafios nos esperam na labuta da incessante busca pela promoção do acesso à justiça.
ResponderExcluirMax de Lima